16 de jan. de 2009

Lula desiste de apoiar fim da reeleição e mandato de 5 anos

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou de opinião sobre o fim da reeleição e a criação do mandato presidencial de cinco anos sem direito à recondução, posição que vinha defendendo publicamente desde antes de sua chegada ao poder, informa nesta sexta-feira reportagem de Kennedy Alencar, publicada pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Segundo a reportagem, o governo federal não se empenhará para aprovar a proposta em tramitação na Câmara dos Deputados para acabar com a reeleição.

A Folha informa que, para o Planalto, o fim da reeleição atenderia ao interesse da cúpula tucana de tentar patrocinar um acordo entre os dois presidenciáveis do PSDB, os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves.

Articulado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, esse acordo prevê que Aécio ceda a vez da candidatura tucana a Serra em 2010 em troca de apoio para disputar o Palácio do Planalto em 2015.

A mudança de opinião de Lula foi conhecida textualmente em uma conversa na última segunda-feira com o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), durante um voo de São Paulo para Brasília.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...