19 de set. de 2009

DEM: Ciro Coelho e Rufino articulam saída

Na reta final do prazo para quem quer mudar de partido e concorrer à eleição no próximo ano, o DEM na Assembleia Legislativa pode ver sua bancada cair de sete para cinco parlamentares. Ciro Coelho e Sebastião Rufino avaliam que, no atual partido, as chances de reeleição ficarão bastante reduzidas. Por isso, tentam viabilizar a mudança, sem perder a titularidade do mandato na Justiça Eleitoral.

Nos bastidores, Rufino teria sido chamado a ingressar no PDT, partido da base de apoio do governo estadual. O articulador da migração seria o presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT), um dos maiores defensores do governador Eduardo Campos (PSB). Publicamente, o deputado desconversa sobre o convite. Mas diz que vai fazer “o que é melhor para mim”. “Não decidi ainda. Vou tomar a decisão só no final”, contou.

Rufino é movido também por um componente local. No município onde tem base eleitoral, Bom Jardim (Agreste), seu rival – o prefeito João Lira (PPS) – é aliado do ex-deputado Betinho Gomes (PSDB), um dos cotados entre os tucanos para ser o mais votado. Por isso, ele pretende ir para uma sigla alinhada ao Palácio das Princesas. Em 2006, Rufino ficou na suplência e só assumiu com a ida de Romário Dias (ex-DEM) ao Tribunal de Contas do Estado.

Já Ciro Coelho não esconde que quer ir para o PSDB. “É preciso ainda entrar em um acordo. Mas a gente fez um trato de não discutir pela imprensa”, disse, referindo-se à direção do DEM. Entre os demais cinco deputados do partido, Adelmo Duarte é o único que ainda não decidiu se disputa a reeleição. Em 2006, assim como Rufino, também ficou na suplência e só assumiu este ano, com a renúncia dos parlamentares que se elegeram prefeito no ano passado. O DEM assiste à sua bancada minguar progressivamente. Na legislatura passada, chegou a ser o maior da Assembleia, com dez parlamentares.

O deputado Raimundo Pimentel (PSDB) é outro que ainda vive um dilema partidário. Por questões locais no município de Araripina, sua base, onde divide o eleitorado com o também parlamentar tucano Emanuel Bringel, deseja migrar para o lado governista. Mas ainda não tomou uma decisão. Deve ter uma conversa final com o senador Sérgio Guerra, cacique da sigla em Pernambuco, nos próximos dias.

Do Jc Online

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...