8 de nov. de 2009

Cronômetro ligado nas eleições

Se ainda está morna no campo das declarações, a briga pela cadeira de governador de Pernambuco em 2010 já começou nas calculadoras dos principais adversários políticos no estado, que trabalham para mensurar o tempo do guia eleitoral para rádio e televisão na campanha do próximo ano. Nas contas da oposição, as fatias destinadas aos dois campos rivais no horário gratuito serão praticamente idênticas. Em tempos de vacas magras, essa projeção é encarada com entusiasmo pela cúpula da União por Pernambuco, que terá alguns minutos preciosos para tentar fragilizar a gestão do governador Eduardo Campos (PSB).

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Augusto Coutinho (DEM), lembra que a coligação PMDB-PSDB-PPS-DEM vai contar com bastante bastante espaço no guia, o que não aconteceu na disputa para prefeito do Recife em 2008, quando Mendonça Filho (DEM) encarou uma "chapa puro-sangue", ou seja, sozinho. "Temos uma parcela importante do guia para mostrar a verdade que vive Pernambuco hoje. Nas eleições anteriores (para prefeito), o governo tinha um tempo maior. Hoje, ele (governador) é quem está em desvantagem", disse Coutinho. Segundo estipula o democrata, a diferença entre os guias será na casa de segundos, com pequena vantagem no cronômetro para a peça da frente socialista.

Considerando o cenário político atual, é plausível concluir que as contas dos oposicionais estão no caminho certo. Na prática, somente com as candidaturas definidas é possível calcular com precisão o tempo de cada um na TV e no rádio, mas com as alianças em curso os ponteiros já começam a se acertar. Utilizando a base de cálculo da legislação eleitoral e cogitando que PV, Psol e PSTU apresentem candidaturas próprias a governador (algo ainda incerto), os guias da oposição e do governo terão em média sete minutos de duração, cada. A peça da reeleição de Eduardo Campos teria uma pequena vantagem de aproximadamente 16 segundos (ver quadro) sobre a propaganda do principal rival,cujo nome ainda não foi escolhido.

A paridade dos dois guias concorrentes pode ser explicada pelo tipo de coligação e pelo critério principal que norteia o tamanho de qualquer guia: a quantidade de deputados federais dos partidos. Ninguém duvida que a frente encabeçada pelo governador vai contar com a grande maioria dos partidos registrados na Justiça Eleitoral. O problema é que, com exceção do PT, eles não possuem grande representação na Câmara dos Deputados.

Na chapa de oposição ocorre justamente o contrário. Afinal, são apenas quatro partidos, que fazem a diferença na ponta do lápis. Juntos, PSDB, Democratas, PPS e PMDB elegeram 242 deputados em 2006. Ou seja, preencheram quase metade de todas as 513 cadeiras da Câmara Federal, enquanto todas as 19 legendas governistas somaram 253 parlamentares na última campanha para deputado.

Marqueteiro de Eduardo Campos na campanha de 2006 e responsável pela propaganda institucional da gestão socialista, Edson Barbosa avalia que o tempo de guia é muito importante, masestá longe de ser o fiel da balança. "O importante mesmo é a qualidade da candidatura. A gente vai para 2010 com um governo bem avaliado, com resultados concretos e com planos de governo. A situação é melhor", aponta o marqueteiro, lembrando que na campanha de 2006 Eduardo Campos tinha o menor tempo entre os três principais candidatos (menos de quatro minutos). E venceu. "É importante (o tempo), mas não é o mais importante. O fundamental é o momento político", reforça Raimundo Luedy, guru da campanha vitoriosa de João da Costa para prefeito em 2008.

Em função de alterações recentes na legislação eleitoral, o guia para governador sofrerá um redução de dois minutos no tempo total, passando de 20 para 18 minutos. Já os programas para a disputa ao Senado vão esticar para 15 minutos (antes eram dez ou cinco).

Guia Eleitoral 2010

Presidente
(terças, quintas e sábados)

Rádio
7h às 7h25
12h às 12h25

Televisão
13h às 13h25
20h35 às 20h55

Governador
(segundas, quartas e sextas)

Rádio
7h às 7h18
12h às 12h18

Televisão
13h às 13h18
20h30 às 20h48

Senador
(segundas, quartas e sextas)

Rádio
7h35 às 7h55
12h35 às 12h50

Televisão
13h35 às 13h50
21h05 às 21h25

Deputado federal
(terças, quintas e sábados)

Rádio
7h25 às 7h50
12h25 às 12h50

Televisão
13h25 às 13h50
20h55 às 21h20

Deputado estadual
(segundas, quartas e sextas)

Rádio
7h18 às 7h35
12h18 às12h35

Televisão
13h18 às 13h35
20h48 às 21h05

Governo x Oposição
Tempo estimado dos partidos e coligações no guia de TV para governador em 2010*:
Governo: 7 minutos e 7 segundos
Oposição: 6 minutos e 51 segundos
PV : 1 minuto e 30 segundos
Psol: 1 minuto e 16 segundos
PSTU: 1 minuto e 12 segundos
* Simulação calculada com PV, Psol e PSTU com candidaturas próprias para governador.

Na coligação da oposição estariam o DEM, PMDB, PSDB e PPS.

Na frente governista estariam PSB, PT, PDT, PP, PL, PCdoB, PTB, PMN, PHS, PSC, PRB, PAN, PRP, PRTB, PSDC, PSL, PTdoB, PTC e PTN.

O cenário não considerou os centésimos de segundos, motivo pelo qual a soma dos guias não corresponde ao tempo total do guia para governador em 2010 (18 minutos).

Como se calcula o tempo das candidaturas no guia eleitoral:

Um terço do tempo será dividido igualitariamente entre os candidatos ou coligações.

Dois terços do tempo serão divididos proporcionalmente ao número de representantes dos partidos na Câmara dos Deputados. No caso de coligação, calcula-se a soma do número de deputados federais dos partidos.

O tempo total de cada candidato será igual à soma do tempo igualitário (1/3) com o tempo proporcional (2/3).

Exemplo:
Supondo-se que o guia tenha 30 minutos e três candidatos, um terço (10 minutos) será divido entre os concorrentes (3 minutos e 20 segundos para cada um). Já os 20 minutos restantes (que equivalem à fatia de dois terços), serão calculados da seguinte forma: tempo proporcional (20 minutos) multiplicado pelo número de deputados federais eleitos pelo partido/coligação em 2006 e dividido pelo número total de parlamentares da Câmara dos Deputados (513).

Do Diario de Pernambuco

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...