Desde o início da manhã desta sexta-feira (11), líderes socialistas têm manifestado seus pesares pela perda de uma das mais importantes figuras políticas brasileiras, o médico, ex-ministro da Saúde e presidente de Honra do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Jamil Haddad.
Acompanhe as declarações de companheiros de militância deste homem honrado que, por toda a sua vida, dedicou-se ao socialismo e à construção de uma sociedade mais justa.
“Jamil Haddad foi um grande brasileiro. Político corajoso que conseguiu implantar, com competência, os medicamentos genéricos no Brasil combatendo a grande indústria farmacêutica. Ao lado de Miguel Arraes, Jamil trabalhou pela reconstrução do socialismo no País. O PSB e o Brasil perdem um grande combatente na luta contra desigualdades sociais e a favor dos trabalhadores brasileiros”.
“Nós perdemos um ser humano inigualável. Uma figura invulgar da política brasileira. Um homem que exerceu durante 50 anos uma política coerente e correta e que nunca mudou de lugar. O PSB perdeu o seu grande reconstrutor e a militância socialista, um dos seus maiores exemplos”.
"É indiscutível a contribuição de Jamil Haddad para a construção do PSB, um grande exemplo de socialista e humanista. Combativo e determinado, sempre pautou sua vida pela integridade e retidão de caráter, tendo dedicado-se, em todos os cargos que ocupou, à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.'"
“Jamil Haddad foi minha referência na iniciação político-partidária, foi quem coordenou, junto com vários companheiros, a reorganização do Partido Socialista Brasileiro. Portanto, a minha origem, a minha idéia, a minha conduta e as minhas atitudes junto ao PSB relembram, pra mim, aquele companheiro que esteve conosco durante todas as horas. Quando fui deputado estadual ele era ministro e trabalhamos juntos. Haddad foi o homem que trouxe para o Brasil a idéia dos genéricos e escreveu na história isso. É uma perda grande para a política, mas o importante do homem público é que quando ele se vai pela idade, ele tem ou não a possibilidade de deixar uma lembrança saudosa do que representou. Jamil parte, mas deixa em todos nós uma história de muito compromisso, de muita responsabilidade e lembranças boas de um militante político que nunca deixou de lado suas convicções”.
“Foi uma grande perda para o PSB. Jamil Haddad é uma personalidade política coerente e respeitada por todos e, que procurou, durante toda a sua vida, transmitir os seus conhecimentos aos mais jovens. Tem em sua vida política uma folha de serviços enorme a favor do Brasil. O PSB perde um dos seus grandes quadros e um dos melhores colaboradores na luta por um País mais justo”.
“Foi um dos grandes dirigentes que tornaram possível a iniciativa de reorganizar o PSB. Jamil Haddad é uma referência importante para ser citada . Um grande político, um grande ministro. Nós perdemos a convivência no dia a dia, mas teremos sempre a referência e os ensinamentos deste grande homem público”.
”O
Deputada
Ӄ uma
Deputada
“Jamil Haddad junto com Miguel Arraes são as duas grandes referências da minha vida. Ele era um humanista e socialista na essência. Lutou contra os laboratórios multinacionais e preparou o decreto que instituiu o uso de medicamentos genéricos e trabalhou pela universalização do serviço público de qualidade, se o SUS tivesse nome seria Jamil Haddad”.
Deputado Federal Rodrigo Rollemberg (PSB/DF)
“Jamil Haddad foi um ícone da política brasileira. Aprendemos com ele a socializar o recurso público através do SUS, um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo. Jamil é um exemplo de boa administração e transparência. Sem dúvidas é uma grande perda para a sociedade, e em especial, para os socialistas.”
"Jamil Haddad foi a luz que guiou ideologicamente o PSB. Foi o grande responsável pela situação que o partido vive hoje. Seu falecimento é uma grande perda para todos nós. Mas sua trajetória de vida sempre será uma grande inspiração".
“Jamil Haddad foi um político importante para o PSB como para todos os lugares dos quais atuou com senso público e honradez. As mulheres socialistas estão penalizadas com a perda deste político que com competência lutou para a melhoria da saúde pública do Brasil”.
“A construção da história do PSB não seria a mesma sem a participação de Jamil Haddad, principalmente, no incentivo a luta popular. Hoje estamos colhendo a semente que ele plantou”
Cristina Almeida , secretária do Movimento Negro do PSB
0 comentários:
Postar um comentário