HISTÓRICO DO DIA 6 DE MARÇO DE 1817
No dia seis de março de 1817, o povo do Recife se levantou contra o domínio colonial português. Algumas semanas depois, as províncias da Paraíba e do Rio Grande do Norte, lideradas por Pernambuco (estado do qual Alagoas fazia parte), também se rebelaram. Pela primeira vez, o Brasil foi independente, o que aconteceu com a proclamação da República.
Por mais de dois meses os brasileiros tiveram governo próprio, constituição, exército, esquadra e até embaixadas no exterior. A Revolução de 1817 antecipou a Independência do Brasil em cinco anos (antes do "sete de setembro") e fez valer aqui, pela primeira vez, os princípios da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Os pernambucanos foram muito além de decretar a autonomia política no País: também proclamaram a igualdade social e a liberdade religiosa, de pensamento e de imprensa. Não só tentaram acabar com a escravidão, mas, ainda, com a discriminação contra negros e mulatos, entre outras propostas extremamente avançadas para a época como, por exemplo, uma segurança pública eficiente e a prestação de contas aberta dos gastos governamentais, que não foram alcançadas ainda hoje.
O sonho durou apenas 74 dias e acabou debaixo de uma repressão violenta e muito cruel, que fez 2.500 vítimas. Seu significado e conseqüências, porém, foram imensos.
Apesar de sua importância e magnitude, o movimento de 1817 foi relegado, até mesmo em Pernambuco. Um fenômeno explicável, observando suas propostas radicalmente democráticas. Durante o resto do período colonial e ao longo do Império, o poder central louvava muito a bravura dos pernambucanos, que expulsaram os holandeses em 1654 (como se louva até hoje), sob as bandeiras portuguesa e espanhola.
Já os revolucionários de 1817 eram tratados como "rebeldes anarquistas" e "portadores de consciências depravadas". Aqueles patriotas não foram esmagados apenas em vida: sua memória continuou a ser perseguida pelos séculos afora. Apenas em 1917, no primeiro centenário da Revolução, decretou-se feriado nacional e emitiu-se selo, a guisa de comemorá-la. Depois, ela foi novamente apagada.






0 comentários:
Postar um comentário