
Sobre Ninho
Severino de Souza Silva, Severino Ninho ou simplesmente Ninho , como é mais conhecido, nasceu de uma família pobre, de pai agricultor, mãe professora primária e membro de uma família de 8 irmãos.
Estudioso, Ninho, estudando sempre em escola pública, foi aprovado no vestibular de Direito, da Universidade Federal de Pernambuco, onde se destacou pelos estudos e seriedade, sendo eleito em 1977, como presidente do Diretório Acadêmico Demócrito de Souza Filho.
Eleito presidente do D. A. de Direito, Ninho liderou os estudantes no combate à ditadura militar, lutando por eleições diretas para presidente da República, governadores e prefeitos das capitais, por anistia ampla, geral e irrestrita, a fim de que todos os brasileiros exilados pudessem voltar ao Brasil, inclusive Arraes e pela convocação de uma Assembléia Geral Constituinte, sendo a sua atuação reconhecida e destacada em todos os jornais da época .
Sem medo de enfrentar a ditadura militar, apesar das ameaças de prisão e expulsão do curso de Direito, Ninho liderou, em 1978, no Recife, a 1ª passeata contra a ditadura militar, tendo ainda a coragem de promover a queima simbólica da lei de segurança nacional e de quebrar o silêncio imposto a D. Hélder Câmara, então arcebispo de Olinda e Recife, que era impedido pela ditadura militar de fazer palestras no Brasil.
Formado em Direito, Ninho iniciou a sua vida profissional como advogado de trabalhadores, sindicatos de trabalhadores rurais, participando ativamente como advogado em eleições sindicais.
Político nato, em 1982, Ninho é eleito Vereador de Igarassu, sendo o mais votado, destacando-se logo como parlamentar combativo, sério, ético e antenado com as lutas populares.
Admirador de Yves Ribeiro, então prefeito de Itapissuma, Ninho passa a lutar junto com Yves contra a poluição do Canal de Santa Cruz, contra a corrupção e ainda contra a ditadura, que ainda dava os últimos suspiros, sendo finalmente vencida em 1985.
Por sua luta, seriedade e combatividade, Ninho torna-se um político conhecido e respeitado, passando a fazer parte dos Governos Arraes, sendo por este nomeado sucessivamente para vários cargos no 2º e 3º mandato de Arraes como Governador de Pernambuco.
Político coerente e firme na ideologia, Ninho desde 1987 é filiado ao PSB, Partido Socialista Brasileiro, do qual é presidente do Diretório de Igarassu, sendo por esse partido, em 1996, ao lado de Yves Ribeiro, sido eleito vice-prefeito de Igarassu, sendo reeleito em 2000, mantendo com Yves uma relação respeito, apóio e lealdade, ajudando Yves a tirar Igarassu do atoleiro administrativo em que se encontrava na época.
Por sua história de respeito ao dinheiro público, Yves confiou a Ninho o comando da Prefeitura de Igarassu, renunciando o cargo de prefeito, para disputar a Prefeitura de Paulista, tendo Ninho mantido a mesma linha política de Yves, governando Igarassu com honestidade, respeito ao povo e transparência, o que lhe garantiu uma vitória tranqüila em 2004, sendo eleito pelo povo prefeito de Igarassu.
Eleito prefeito de Igarassu, Ninho se destaca como administrador, realizando um conjunto de obras que transformaram a cidade, destacando-se na política educacional, habitacional e de saúde pública, bem como nas ações relacionadas ao meio ambiente, esportes, cultura e assistência social, sendo premiado pelo UNICEF, órgão da ONU, como prefeito Amigo da Criança e pelo Diário de Pernambuco e AMUPE, com o prêmio de Prefeito de Expressão do Grande Recife, 2005 a 2008, recebendo ainda diversos outros prêmios, entre eles, o de Um dos 70 melhores Prefeitos do Brasil, Prêmio Maria da Penha e destaque em Administração Pública Brasileira, concedido pela Câmara de Coimbra, em Portugal.
Elegendo o seu sucessor e já com 4 contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, Ninho é convidado por Eduardo Campos para integrar a sua equipe de Governo, sendo por este nomeado como Secretário Chefe da Assessoria Especial do Governador, onde permanece por 8 meses, até se licenciar em 01 de abril de 2010, para disputar, com o incentivo e apoio do Governador Eduardo Campos e de Yves Ribeiro, um mandato de deputado federal.
Conheça mais sobre Ninho no: www.ninho4080.com
0 comentários:
Postar um comentário