25 de fev. de 2011

Adolescentes enfrentam desafios globais sem precedentes, aponta relatório

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Adolescentes em todo o mundo têm pela frente desafios considerados sem precedentes, como um cenário econômico internacional incerto, altas taxas de desemprego entre jovens, aumento do número e da intensidade de crises humanitárias e conflitos, mudanças climáticas e degradação ambiental, além da rápida urbanização.

A conclusão é do relatório Situação Mundial da Infância 2011 – Adolescência: Uma Fase de Oportunidades, divulgado hoje (25) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O documento, ao levar em consideração que esses desafios devem se agravar na próxima década, defende a ampliação da oferta de habilidades e de conhecimentos necessários aos adolescentes para que enfrentem essas situações.

Outros riscos listados pelo órgão – que podem impedir o desenvolvimento de capacidades na transição para a vida adulta – incluem a falta de oportunidades educacionais e profissionais; mortes violentas; relações sexuais precoces desprotegidas; HIV/aids e trabalho infantil.

Entre as áreas consideradas chave para o avanço em investimentos nesta faixa etária, o Unicef destacou: coleta e análise de dados; educação e capacitação; participação; criação de um ambiente que ofereça proteção e apoio; e resolução de desafios relacionados com a pobreza e a iniquidade.

O relatório indica que proporcionar a todos os adolescentes as ferramentas de que precisam para melhorar a vida será um fator que irá contribuir para a promoção de uma geração de cidadãos economicamente independentes, atuantes na sociedade e capazes de contribuir ativamente para a promoção de melhorias nas comunidades.


Edição: Lílian Beraldo

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...