16 de fev de 2011

Telebras assina contrato para a rede que atenderá o Plano Nacional de Banda Larga

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Telebras assinou hoje (16) um contrato para a implantação da rede de telecomunicações que atenderá o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). A primeira ordem de serviço é de R$ 15 milhões, e foi assinada com a empresa gaúcha Datacom, que vai fornecer os equipamentos para atender 500 cidades em cerca de 60 dias.

O total licitado com a empresa é de R$ 110,2 milhões, que pode ser contratado em até um ano, já que a modalidade de contratação utilizada foi pregão eletrônico com registro de preço. Segundo o presidente da Telebras, Rogério Santanna, cada ordem de serviço vai resultar em inúmeros contratos, que dará para cobrir um total de 3.045 cidades. “O backhoul [estrutura de rede para conexão em banda larga] basicamente será feito com os equipamentos que estamos comprando agora”.

Este foi o quinto contrato assinado pela Telebras com fornecedores para o PNBL. O edital deu preferência à industria nacional, conforme a Lei 12.349 de dezembro do ano passado, que prevê a preferência nas licitações públicas às soluções tecnológicas desenvolvidas no país.

O presidente da Datacom, Antônio Carlos Porto, disse que a empresa vai contratar pelo menos mais 60 engenheiros até o fim do ano para atender à demanda da Telebras. Ele destacou a importância do incentivo do governo ao comprar equipamentos produzidos no país. “Não adianta eu desenvolver a tecnologia se depois eu não consigo vendê-la. Na hora que a Telebras entra comprando equipamento com tecnologia de ponta, que a gente gasta milhões para desenvolver, ela incentiva que continue desenvolvendo e permaneça competitivo no mercado”.

Santanna também disse que dentro de uma semana deverá ser definido o acordo para uso das redes de fibras ópticas da Eletrobras e Petrobras no PNBL. Segundo ele, já foram acertados itens como metodologia e preços, faltam apenas questões burocráticas.

Edição: Aécio Amado

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...