26 de out. de 2009

Tucanos e democratas tentam selar a paz

Esta será uma semana bastante movimentada para a oposição ao governador Eduardo Campos (PSB) no Estado. Primeiro, o bloco – formado por PMDB,PSDB, DEM e PPS – terá que discutir seus problemas internos, externados a partir do desabafo feito pelo deputado federal José Mendonça (DEM), que acusou o senador Sérgio Guerra (PSDB) de “desagregador”. Segundo, porque os oposicionistas terão que analisar a repercussão do bate-boca dos últimos dias entre ex-auxiliares do governo de Jarbas Vasconcelos (PMDB), atual senador, e integrantes da atual administração, em torno das marcas administrativas que cada gestão tenta creditar aos seus grupos políticos.

Essa polêmica foi alimentada pelos jarbistas depois que o governador Eduardo Campos acusou os adversários de terem promovido duas gestões focadas em uma única obra: a duplicação da BR-232. Enquanto isso, ele estaria transformando o Estado em um canteiro de obras. Os dois assuntos devem entrar na pauta das conversas dos oposicionistas, que serão mantidas hoje, ao longo do dia, já que a agenda de trabalho em Brasília está mais leve em função do feriado antecipado do dia do servidor público.

Apesar da folga, todos os líderes da ex-União por Pernambuco devem embarcar para a capital federal. Jarbas, Sérgio Guerra - que voltou dos Estados Unidos - e o também senador Marco Maciel (DEM) seguem para lá com o objetivo de analisar os assuntos distante do Estado.

O deputado federal André de Paula (DEM) tentou, na semana passada, desempenhar o papel de bombeiro e aparar as arestas internas, mas a conversa ganhou um novo contorno a partir da troca de farpas entre governistas e oposicionistas em torno da herança deixada pelas gestões de Jarbas e Mendonça Filho (DEM) - primeiro na qualidade de vice-governador, depois na de governador.

A diferença fundamental entre os dois grupos é que os governistas têm um candidato ao Palácio em 2010, o próprio Eduardo Campos, que deve tentar renovar o mandato. Do lado da oposição, a situação é mais delicada, porque ainda não há um pré-candidato. Todos torcem, contudo, para que o senador Jarbas assuma esse desafio.

Do JC Online

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...