10 de nov. de 2009

Novas iserções sugerem Jarbas como candidato

Embora evite falar sobre 2010, senador foi a grande estrela das inserções do PMDB, que foram ao ar ontem e destacaram seu trabalho como governador. Situação das estradas foi alvo de críticas


Cecília Ramos

cecilia.ramos@jc.com.br

Se fora das telas o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) não dá um pio sobre eleição de 2010, nas inserções do partido na TV e no rádio, ele é sugerido como candidato. O gestor “inovador e ousado” que “ergueu as bases para Pernambuco” quando governador (1999-2006). Os dois novos vídeos do PMDB estadual, que foram ao ar ontem e voltam amanhã, em horário nobre da TV, só reforçam o projeto Jarbas 2010 para enfrentar o governador Eduardo Campos (PSB). Um filme de 31 segundos foi reservado a críticas à atual gestão. Desta vez, o alvo foram as estradas, segundo o PMDB, “abandonadas, prejudicando a economia e o turismo”. O bordão “promessa é dívida” foi reprisado.

No novo vídeo, porém, o tom do ataque ao atual governo foi mais ameno, se comparado à última inserção do partido, dedicada à Saúde no Estado. Essa investida fez o PDT, partido do vice-governador e secretário da Saúde, João Lyra, acionar o Tribunal Regional Eleitoral e barrar a veiculação do vídeo. No filmete de ontem, o PMDB voltou a usar manchetes de jornal que atestariam o “abandono” das estradas.

O PMDB dedica o segundo filme a Jarbas. Se ele não sair candidato, ao menos agita, por hora, os governistas, ávidos para que a oposição anuncie seu candidato.

O deputado Raul Henry, que apareceu nas inserções no primeiro semestre, saiu de cena. Agora, só tem um Jarbas sorridente, ao lado de jovens e trabalhadores, em imagens de quando era governador. Para o PMDB, é o gestor que, “com ousadia e inovação, construiu o caminho para um futuro de novas oportunidades para todos”. Imagens da PE-15, Suape, Porto Digital são usadas para lembrar que ele “preparou o desenvolvimento” do Estado. Trata-se de um contraponto ao discurso de Eduardo, que costuma dizer que Pernambuco “voltou a crescer” agora, pois “nunca antes na história” nenhum outro trouxe tanto investimento.

A tentativa do PMDB de mostrar Jarbas inovador e entusiasta da tecnologia também é uma resposta aos palacianos, para quem o peemedebista representa “o passado”. Jarbas e Eduardo combinam ao menos no mantra: “2010 só em 2010”. O senador embarca, amanhã, para uma reunião da ONU em Nova Iorque e retorna dia 22. E Eduardo prepara-se para nova maratona pelo Agreste, na próxima semana.

Do JC

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...