11 de fev. de 2011

Do blog de Magno Martins

Coluna de hoje na Folha

PT mudou para pior

O PT festejou, ontem, em Brasília, com Lula e Companhia Ltda seus 31 anos de existência. Nunca um partido cumpriu tão bem o seu papel na oposição no Brasil. Mas, infelizmente, ao chegar ao poder, o PT sofreu uma profunda mutação, em todos os sentidos.

A pior delas se deu no campo ético e moral. É difícil encontrar uma só prefeitura ou governo estadual administrados pelo partido que não esteja maculado pela corrupção. Triste, mas real e verdadeiro! No plano federal, Lula deu uma forte contribuição para levar o PT a se afundar mais ainda nesse terreno movediço, ao se juntar ao que há de mais podre na cacicada que reinou absoluta nos anos de chumbo.

Petistas de carteirinha e orgulhosos das lutas históricas da legenda nunca absorveram Lula andando de mãos dadas com Sarney, Collor, Renan, Romero Jucá, Roberto Jefferson e tantos outros crápulas que, num passado não muito distante, batiam sem dó e piedade no ex-presidente como principal expoente da então oposição ao regime de exceção.

Quem mudou: Lula, o PT ou Sarney e seus capangas? Lula e o PT, claro! Seus aliados de hoje e inimigos de ontem continuam pensando do mesmo jeito e agindo da mesma forma, arrancando do governo tudo que querem e desejam. Mas, o que mais desaponta, na verdade, é o PT ainda querer se apresentar como a palmatória do mundo.

PSB NA REFORMA– O Congresso sinaliza que a reforma política tende a sair do papel. A líder do PSB na Câmara, Ana Arraes, já garantiu três vagas do partido na Comissão Especial que tratará do assunto, composta por 40 parlamentares. A socialista, no entanto, teme que a pressa atrapalhe a qualidade da discussão e o resultado da reforma. “Defendo que haja amplo debate com a participação de todos os partidos, mas sem açodamento”, assinala.

Nepotismo gera condenação - O ex-prefeito de Pesqueira, João Eudes Tenório, sofreu, ontem, mais uma condenação, desta feita por improbidade administrativa na nomeação de uma legião de parentes. Na lista, além da mulher, filhos e sobrinhos, aparece até familiares da prefeita Cleide Ferreira, cassada duas vezes e governando subjudice.

André tem culpa no cartório - Aliados do próprio prefeito João da Costa reprovam as declarações do secretário de Turismo, André Campos, acusando o ex-prefeito João Paulo de ter abandonado o Recife Antigo. E lembram que, na primeira gestão de João em 2001, o secretário de Turismo era o atual gestor de Fernando de Noronha, Romeu Baptista, indicado por Carlos Wilson, irmão de André.

Faroeste na Mata - O prefeito de Condado, Edberto Quental (DEM), está preocupado com a violência no município. Ressalta que o Pacto pela Vida, programa do Governo, ainda não chegou por lá. Neste ano, já ocorreram lá oito homicídios, número correspondente a todo o ano de 2010. “Condado virou um faroeste”, adverte.

Agreste metropolitano - Vice-líder da oposição, o deputado Tony Gel entrou, ontem, com uma proposta propositiva ao Governo: a instalação imediata da Região Metropolitana do Agreste, que pode impedir, num futuro, que municípios vizinhos a Caruaru tenham um conflito territorial por serem muito próximos como já ocorre hoje na RMR.

CURTAS –

NA POSSE– Aliados do deputado Ciro Coelho (DEM), como os ex-prefeitos Chico Coelho (Ouricuri), Pedro Alves (Iguaracy) e Geomarco Coelho (Dormentes), além do vereador Guga Coellho, de Bodocó, prestigiaram a posse do parlamentar.

CANDIDATO– O líder da oposição na Alepe, Antônio Moraes (PSDB), disse, ontem, que topa disputar a Prefeitura de Carpina, desde que seja candidato único da oposição. E provoca: “Unidos, derrotaremos o candidato do prefeito Botafogo”.

SEM CANAL– A Câmara do Recife já funciona com plenário moderno e votação eletrônica, mas a mesa da Casa precisa retomar com urgência o programa de televisão do poder, antes veiculado na TV-Universitária. Não há previsão da sua volta.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...