25 de fev. de 2011

Últimas da hora

>>> A Advocacia-Geral da União (AGU) emitiu hoje (25) parecer em que se manifesta favoravelmente ao reajuste do salário mínimo por meio de decreto presidencial entre 2012 e 2015. O despacho, que já foi encaminhado à presidenta Dilma Rousseff, afirma que não há usurpação de poderes no fato de o Executivo – e não o Legislativo – ser o responsável por estabelecer os novos valores nos próximos três anos.

>>> A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, cujo presidente é Claudiano Martins Filho (PSDB), a pedido do colega Odacy Amorim (PSB) incluiu na pauta dos trabalhos deste ano a discussão sobre a crise econômica das bacias leiteiras do Estado. A princípio, o debate envolveria exclusivamente cidades do Agreste. Mas, a pedido de Odacy, que é membro titular da Comissão, Bodocó (Sertão do Araripe) e Afrânio (Sertão do São Francisco), que têm grandes bacias leiteiras, constarão da programação.

>>> O prefeito de Condado, médico Edberto Quental (DEM), disse hoje no Recife que a população do município vem sofrendo há anos “com a falta de respeito e o desserviço prestado pela Celpe à nossa cidade”. "Ruas no absoluto breu, desrespeito com as comunidades mais carentes no desligamento da energia, retardo na religação, falta de reparo na iluminação pública são os transtornos mais comuns que o novo povo está enfrentando” acrescentou.

>>> Foi assinada hoje (25) a Ordem de Serviço para construção da Barragem de Morojozinho, em Nazaré da Mata. A obra vai garantir o abastecimento de água para os quase 30 mil habitantes da cidade por 20 anos. Estiveram presentes no ato o governador Eduardo Campos e o secretário de Recursos Hídricos, João Bosco.

>>> A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) concluiu a licitação para a segunda etapa das obras da fábrica em Goiana, Mata Norte de Pernambuco. A empresa responsável será o Consórcio Mendes Júnior-TEP-Squadro. O contrato foi assinado, hoje, no escritório da Hemobrás no Recife. A segunda etapa da obra deve começar ainda neste semestre e a fábrica deve estar em plena operação em 2014.

>>> Com 2,2 milhões de novas habilitações em janeiro, o Brasil chegou a 205,15 milhões de assinantes do serviço de telefonia móvel no fim do mês passado. A teledensidade, que é a relação do número de celulares habilitados a cada 100 habitantes, ficou em 105,74 em janeiro. O maior índice continua sendo na Região Centro-Oeste, onde existem 126,3 celulares para cada 100 habitantes. A maioria dos acessos em operação no país (82,32%) são referentes a linhas pré-pagas e 17,68% são pós-pagos. Os terminais 3G (banda larga móvel) totalizaram, em janeiro de 2011, 22,5 milhões de acessos.

>>> A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, convocou hoje (25) a sociedade brasileira para fazer uma mobilização permanente, a partir do carnaval, com a finalidade de preservar e fazer respeitar os direitos da criança e do adolescente em todo o país. Ela lançou esta tarde, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a campanha de carnaval para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. “Essa campanha é uma das primeiras ações que nós estamos fazendo este ano, para enfrentarmos juntos - governo federal, municípios, estados e a sociedade brasileira - a exploração sexual”. O lançamento da campanha ocorreu simultaneamente em 17 aeroportos brasileiros.

>>> Os cortes anunciados pelo governo Dilma Rousseff são exemplos de “falso rigor fiscal”, na avaliação do ex-governador José Serra (PSDB). Em entrevista concedida à rádio Jovem Pam na manhã desta sexta-feira, 25, o tucano afirmou que é preciso ver as ações na prática e por ora elas servem apenas de discurso para mostrar austeridade. José Serra também criticou a discrição da presidente com a imprensa. Para ele, ao dar menos entrevistas e evitar exposições, abre-se caminho para uma “omissão sistemática”. “Achava-se que o Lula falava demais. Mas não justifica que o governo deixe de falar sobre as coisas que são importantes, como o valor mínimo, do trem-bala”, enumerou.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...