7 de fev. de 2010

Eduardo já lidera ranking nacional

O socialista Eduardo Campos lidera o ranking de intenção de votos dos pré-candidatos a governador de sete dos mais importantes estados do país. Pesquisa Vox Populi/Band indica que o gestor conta com 62% da preferência do eleitorado pernambucano. O percentual de Eduardo é maior do que o atingido por Geraldo Alckmin (PSDB), ex-governador de São Paulo e concorrente de Lula nas últimas eleições presidenciais. O tucano contabiliza 56% na corrida para comandar o mais rico estado brasileiro. Bem atrás aparecem Joaquim Roriz (PMDB), de Brasília, e Jaques Wagner (PT), que tentará a reeleição na Bahia, com 48% e 44%, respectivamente. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) no dia 29 de janeiro, sob o protocolo 4032/2010.

Em todos os cenários, o socialista ganha no primeiro turno das eleições em Pernambuco. Na pesquisa estimulada com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), Eduardo alcança 62%, enquanto o peemedebista aparece com 24%. O deputado federal Roberto Magalhães (DEM) está na terceira posição. A liderança do governador, segundo o estudo, ocorre em diversos cruzamentos, seja por gênero, idade, escolaridade e renda familiar. A aceitação maior é entre os jovens. No universo de eleitores com 16 e 24 anos, ele tem 68% da intenção de votos contra 21% de Jarbas.

Com um cenário sem Roberto Magalhães, que já anunciou o encerramento da carreira política, o governador oscila positivamente um ponto percentual na intenção de votos. O socialista chega a 63%. Por sua vez, o senador herda muito pouco do espólio do democrata e desponta com 26%. Sem Magalhães, Kátia Telles (PSTU) aparece com 1% e Edilson Silva (PSOL) não pontua. A diferença favorável ao governador aumenta sem a presença de Jarbas. Perante esse cenário, Eduardo crava mais de dois terços da preferência do eleitorado, ou seja, 74%. Novamente, o patamar mais alto de Eduardo se dá entre os mais jovens. O número é de 80%.

A vantagem do socialista é significativa ainda quando os eleitores indicam espontaneamente os candidatos. Aqui, o governador tem 3,5 vezes a mais da intenção de votos do que o senador peemedebista. O placar seria pró-Eduardo de 36% a 10%.

Rejeição - Os dados da pesquisa Vox Populi/Band também favorecem o governador no quesito rejeição dos eleitores, quando 17% das pessoas ouvidas asseguram que não optariam pelo peemedebista na hora de votar. Bem próximo, surgem Kátia Telles (16%), Roberto Magalhães (15%), Edilson Silva e Sérgio Xavier, ambos com 12%, enquanto Eduardo Campos figura com 4% de rejeição dos eleitores.

Os eleitores também expressam o grau de confiança na vitória dos pré-candidatos a governador. Para eles, num possível embate eleitoral entre Eduardo e Jarbas - o que é desejado por grande parte dos aliados do senador no DEM, no PSDB e no próprio PMDB -, o socialista levaria a melhor. O governador, na opinião de 68% dos entrevistados, tem grande chance de conquistar o segundo mandato à frente do estado em outubro deste ano e as pessoas com o grau de escolaridade maior (Ensino Médio e Superior) estão entre as que mais acreditam nisso. O levantamento indica que, nesse ponto, Eduardo fica com 70%.

Para governador

Candidatos regionais em melhor posição

Eduardo campos PSB PE 62%
Geraldo alckmin PSDB SP 56%
Joaquim roriz PMDB DF 48%
Jaques wagner PT BA 44%
Tarso genro PT RS 34%
Fernando pimentel PT MG 34%
Sérgio cabral PMDB RJ 32%

Espontânea

Se a eleição para governador de Pernambuco fosse hoje, em quem você votaria?

Eduardo Campos 36%
Jarbas Vasconcelos 10%
Outros c/menos de 0,5% de citação 1%
Ninguém/Branco/Nulo 4%
NS/NR 49%
Total 100%
Base 1000


Estimulada

Cenário 1

Se a eleição para governador de Pernambuco fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?

Eduardo Campos (PSB) 62%
Jarbas Vasconcelos (PMDB) 24%
Roberto Magalhães (DEM) 4%
Kátia Telles (PSTU) 1%
Edilson Silva (PSOL) 0%
Sérgio Xavier (PV) 0%
Ninguém/Branco/Nulo 4%
NS/NR 5%
Total 100%
Base 1000

Cenário 2

E se os candidatos fossem estes, em quem você votaria para governador de Pernambuco?

Eduardo Campos (PSB) 63%
Jarbas Vasconcelos (PMDB) 26%
Kátia Telles (PSTU) 1%
Edilson Silva (PSOL) 0%
Ninguém/Branco/Nulo 5%
NS/NR 5%
Total 100%
Base 1000

Cenário 3

E se fossem estes, em quem você votaria para governador de Pernambuco?

Eduardo Campos (PSB) 74%
Roberto Magalhães (DEM) 7%
Edilson Silva (PSOL) 1%
Kátia Telles (PSTU) 1%
Sérgio Xavier (PV) 0%
Ninguém/Branco/Nulo 8%
NS/NR 9%
Total 100%
BASE 1000

Rejeição

Dentre estes candidatos, existe algum em quem você não votaria de jeito nenhum para governador do seu estado? (Se sim) Qual?

Jarbas Vasconcelos (PMDB) 17%
Kátia Telles (PSTU) 16%
Roberto Magalhães (DEM) 15%
Edilson Silva (PSOL) 12%
Sérgio Xavier (PV) 12%
Eduardo Campos (PSB) 4%
Poderia votar em qualquer um deles 5%
Não votaria em nenhum deles 3%
NS/NR 16%
Total 100%
Base 1000

Se o Presidente Lula apoiar um candidato a governador aqui de seu estado e pedir para as pessoas votarem nele, você diria que:

Votaria c/certeza no candidato apoiado por ele 55%
Poderia votar, mas depende de quem for o candidato 24%
Não votaria no candidato apoiado por ele 3%
Não levaria isso em conta na hora de escolher candidato 12%
NS/NR 6%
Total 100%
Base 1000

Avaliação geral do governo estadual

De uma maneira geral, como você avalia o desempenho do governador Eduardo Campos à frente do governo?

Positiva 74%
Regular 19%Negativa 5%
NS/NR 2%
TOTAL 100%
BASE 1000

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...