24 de ago. de 2011


Seminário Juventude: significados, desafios e oportunidades

Brasília, 29 de agosto de 2011
Local: Hotel Comfort Suites Brasilia
Setor Hoteleiro Norte Quadra 4 - Bloco D, s/nº - Asa Norte



A Associação Brasileira de Estudos Populacionais - Abep, com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas – Unfpa, realizará no dia 29 de agosto, em Brasília, o Seminário Juventude: significados, desafios e oportunidades.

Desde 11 de agosto de 2010 o mundo inteiro celebra, sob a égide das Nações Unidas, mais um Ano Internacional da Juventude. Vinte e cinco anos se passaram desde que as Nações Unidas organizaram a primeira versão deste Ano, na época, fundamental para que governos pudessem contar com as primeiras recomendações e esboços de políticas de juventude. Neste momento, mesmo com o processo de envelhecimento acelerado permeando a maioria das dinâmicas populacionais, a centralidade do tema juventude permanece. O tema celebrado pelo Ano Internacional da Juventude 2010/2011 é Diálogo e Entendimento Mútuo. Neste particular o Brasil se encontra particularmente bem posicionado. Apesar de ter começado tarde, e não por falta de estudos diagnósticos que apontaram perfis, agendas e preferências juvenis, assim como caminhos de inclusão social, nos últimos 5 anos, o Brasil se armou de uma estrutura tripartida e complementar que se apóia no Pró Jovem, na Secretaria de Juventude e no Conselho Nacional de Juventude. A articulação destes eixos tem por objetivo levar à formulação de uma política de juventude que possa atingir e satisfazer as necessidades de todos os jovens e para isso é necessário organizar novos diálogos e firmar novos pactos.

A Abep que, ao longo destes anos, jamais deixou de ponderar sobre a necessidade de uma atenção redobrada ao tema, deseja participar deste esforço coletivo. O Seminário sobre a juventude e suas políticas terá como objetivo, a partir de uma análise do conhecimento estatístico, demográfico e substantivo já adquirido, fornecer insumos para a identificação de prioridades para a ação nos âmbitos local, regional e nacional com vistas à formulação de uma política de juventude moderna, setorialmente forte e bem articulada. Assim, pretende-se que esse Seminário contribua para aprofundar no conhecimento dessas questões e seu impacto sobre a população jovem. Além de uma reflexão sobre o momento atual, deverão ser avaliados cenários futuros para a população jovem de hoje que constituirá a população idosa de amanhã.

O público alvo desse seminário, além de especialistas em questões populacionais, pesquisadores, docentes e estudantes de pós-graduação, será constituído pelos formuladores de políticas públicas, gestores públicos, técnicos de organismos internacionais, representantes do terceiro setor, membros de ONGs, de movimentos sociais e demais interessados nas discussões.


Programação preliminar

09h-10h - Sessão de Abertura
10h-12h - Plenária: Políticas Públicas para a Juventude no Brasil
14h-15h30 - Mesa Redonda: Desafios da Juventude na Atualidade
15h30-17h30 - Mesa Redonda: Juventude e Direitos Humanos


 Os interessados em participar deverão se inscrever no dia e local do evento. Maiores detalhes e/ou dúvidas, favor escrever parasecretaria@abep.org.br.


A Diretoria
Gestão 2011-2012

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...